Descobrir o período fértil não depende apenas de um aplicativo ou exames laboratoriais. O corpo feminino é sábio e emite sinais claros de que a ovulação está próxima. Neste guia prático, você vai aprender a observar os principais sinais naturais como o muco cervical, temperatura basal, dor de ovulação e outros. Para reconhecer seu período fértil com mais precisão e consciência.

Entender o próprio ciclo menstrual é uma ferramenta poderosa para quem deseja engravidar ou apenas conhecer melhor seu corpo. Apesar de parecer complexo, o corpo dá pistas bem específicas de quando está entrando na fase fértil.

Aprender a identificar esses sinais pode transformar sua relação com a fertilidade seja para facilitar a concepção ou para fins de planejamento natural

Muco Cervical: O Termômetro da Fertilidade

O muco cervical muda de textura ao longo do ciclo. Durante o período fértil, ele se torna mais abundante, transparente, elástico e semelhante à clara de ovo crua. Essa consistência facilita o caminho dos espermatozoides até o óvulo.

Mas preste atenção, geralmente o muco clara de ovo tende a aparecer em até 2 dias antes do dia mais fértil, retorna no dia mais fértil e fica até o dia seguinte. Não existe uma regra em quais dias do período fértil ele irá aparecer isso vai variar de mulher para mulher. Mas o mais comum é no dia mesmo em que o ovulo é liberado ou de 1 a 2 dias antes do ovulo ser liberado.


Dica: Comece a observar o muco diariamente, de preferência sempre no mesmo horário, ao se limpar com papel higiênico ou com os dedos limpos. Registre o que sentir e ver.

Temperatura Basal Corporal

A temperatura basal é a temperatura do corpo em repouso, geralmente medida logo ao acordar, sem que se tenha feito muitos movimentos antes, é literalmente abriu os olhos insere a ponta do termômetro basal no canal da vagina e espera ele apitar. Isso porque a temperatura deve ser medida em completo repouso para que não haja alteração nos resultados.

Você pode começar a medir após finalizar o período de sangramento da menstruação, ou algumas mulheres optam por medir também após a ovulação, pois a há um leve aumento (de 0,2°C a 0,5°C) causado pela ação da progesterona sinalizando que a ovulação já aconteceu.

Dica: Use um termômetro basal ele é diferente do termômetro convencional. Gráficos ajudam a visualizar esse padrão de elevação ou queda da temperatura.

Dor de Ovulação (Mittelschmerz)

Algumas mulheres sentem um leve desconforto ou dor em um dos lados do baixo ventre, indicando o rompimento do folículo e liberação do óvulo. Em mulheres que esse leve desconforto se acentua em dois lados, é indicativo que naquele ciclo ouve a liberação de 2 óvulos, um pelo ovário direito e outro pelo esquerdo em um ciclo só.


Dica: Se notar uma dor pélvica leve e localizada entre o 12º e o 16º dia do ciclo (em ciclos regulares de 26 a té 32 dias), pode ser um indicativo claro que o folículo que estava guardando seu ovulo acabou de ser rompido para a liberação do seu ovulo e em algumas horas captação das trompas.

Aumento da Libido e Sensibilidade

É comum que o desejo sexual aumente naturalmente nos dias que antecedem a ovulação, por influência hormonal. Além disso, os seios podem ficar mais sensíveis(mais excitação ao toque), a pele mais bonita e o olfato mais aguçado.

A, e não podemos esquecer que aparece um louco desejo e impulso por compras em geral, se até hoje você não reparou esse, comece a prestar atenção que em seus dias férteis você olha pra tudo e sente a necessidade de comprar depois percebe que foi apenas uma compra por impulso.


Dica: Preste atenção em como você se sente emocional e fisicamente. O corpo tende a “ficar mais receptivo” durante a fase fértil.

Conclusão

A natureza é sábia, e o corpo feminino, quando observado com atenção, revela com clareza os dias em que está mais fértil. Aprender a identificar esses sinais ajuda a criar uma relação mais íntima e respeitosa com o próprio ciclo. Anotar os dados diariamente, com paciência e curiosidade, pode fazer toda a diferença.

Seja para engravidar ou apenas para conhecer melhor seu funcionamento interno, entender o seu ciclo menstrual é um ato de autoconhecimento e poder.

Autor